Fatores de Risco

Fatores De Risco
Fatores de Risco
Artigos

Yunes e Szyamanski (2001, pp. 24-25) explicam que os fatores de risco referem-se aos eventos negativos de vida que, quando presentes aumentam as chances de o indivíduo apresentar problemas físicos, sociais e emocionais. Se esses fatores constituir-se-ão ou não em risco dependerá do comportamento que se tem em mente e dos mecanismos pelos quais os processos de risco operam seus efeitos negativos na criança (Cowan, Cowan e Schulz, apud Yunes e Szyamanski, 2001 p.24). Assim, os riscos psicológicos mudam conforme…

continue lendo

Competência Social

Competência Social
Competência Social
Artigos

Lazarus e Folkman (apud Yunes e Szyamanski, 2001, p.30) definem estresse como “uma relação particular entre a pessoa e o ambiente que é apreciado por ela como excedente aos seus recursos, o que coloca em perigo o seu bem-estar”. Seu opositor – que pode funcionar como aliviador dos aspectos negativos advindos das situações de estresse – é o coping: o conjunto de esforços comportamentais e cognitivos que o indivíduo emprega a fim de lidar com determinadas demandas, externas ou internas,…

continue lendo

Resiliência e Vulnerabilidade

Resiliência E Vulnerabilidade
Resiliência e Vulnerabilidade
Artigos

Ao conjunto de processos intrapsíquicos e sociais que possibilitam ao indivíduo o desenvolvimento de uma vida sadia, ainda que vivendo em um ambiente não sadio, dá-se o nome de resiliência. O processo é resultante da combinação entre os atributos individuais e do ambiente familiar, social e cultural. (ASSIS, PESCE e AVANCI, p.19, 2006) Assim, a resiliência não pode ser definida como um atributo nem inato nem adquirido ao longo do desenvolvimento. É, antes, um processo interativo entre a pessoa e seu…

continue lendo